inss

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Como cultivar Bonsai sob Luz Fluorescente. Parte 3/3

Última parte...
Clique aqui e faça o Download do Manual Como cultivar Bonsai

FERTILIZAÇÃO.
 Claro que as árvores não contam com fertilizantes, também chamado de "comida de plantas", como fontes de energia. A energia delas, contida nos carboidrato, vem diretamente do sol. Tipicamente o solo, enquanto decompondo substânciaa orgânicas e fertilizantes que são as fontes energéticas para plantas com uns 20 elementos minerais (elementos nutrientes) agora considerados essenciais à saúde delas. Uso uma mistura com pouca terra para cultivar o bonsai o que torna essencial a aplicação de fertilizantes regularmente.

Minha prática de fertilização em recinto fechado foi mantida simples intencionalmente. Eu sempre uso fertilizantes comerciais como Miracid, Miraclegro, Cansa 20-20-20 ou Correnteza-gro em uma diluição bastante grande durante todo o ano. Quando estou com pressa, pode ser saltada uma aplicação. Esta solução de fertilizante faço em 5 galões ( 1 galão = 3,6lt ) acrescentando uma colher de chá rasa de fertilizante para todos eles ou seja, a concentração é um quinto de colher de chá por galão.
Depois de molhar bem, parte desta solução de fertilizante fraca é escorrida pela terra. Assim, como foi declarado anteriormente, este processo lixivia e fertiliza ao mesmo tempo. Uma precaução. A experiência mostra que até mesmo esta solução fraca pode fazer muito mal a algumas árvores quando aplicadas sobre a terra seca. Tenha certeza de molhar primeiro então aplique o fertilizante. Porém, fertilizando com esta solução fraca isto pode ser feito imediatamente depois de molhar sem danos as suas plantas.
Eu não fertilizo em vaso recentemente plantado ou reenvasado até que eles comecem a produzir folhagem nova. Eu também retenho fertilizante em árvores doentes pois parece prejudicar mais que ajudar.
MISTURA MÉDIA
 A maioria das pessoas que persistem como desenvolvedores de bonsai concorda com a escolha de mistura de terra média que se você preferir, é muito importante. Entretanto confusões surgem. Além dos princípios gerais que mesmo uma terra de jardim maravilhosa é inadequada para um vaso, alta porosidade junto com boa retenção de umidade boa é o desejável, nós não concordamos com o que fazer.
Um médico bonsaísta me disse que quando muitos remédios diferentes estão sendo usados em um tratamento pode ser que nenhum deles trabalhe bem. Pense nisto!.
Esta não é certamente a última palavra em mistura de terra. É tão somente uma declaração do que eu tenho feito. De fato, isto vai soar suspeitosamente como a velha história do professor de faculdade que confiou a um colega que ele havia usado as mesmas perguntas de teste sem mudanças durante trinta anos. O amigo, surpreendido, perguntou: "Seus alunos não tiveram êxito?" a resposta do professor era: " Não, eu mudava as respostas ".
A mistura que eu usei muito tempo e sentia muito confortável com ela era uma parte de partículas pequenas de granito ( Provavelmente areia grossa ), duas partes de turfa e três partes de cacos de telha ( Akadama ). 

TEMPERATURAS
 Me perguntam freqüentemente que temperatura que eu mantenho no local onde eu cultivo meus bonsai. De fato, esta temperatura muda lentamente com respeito a temperaturas ao ar livre. Em períodos longos de tempo quente, subiu tão alto quanto 29°C. Longos tempos de frio resultaram em 17°C a 19°C. Eu não tive particularmente consciência de problemas a qualquer temperatura extrema. Porém, reenvasar plantas de clima tropical durante a estação quente parecem funcionar melhor que reenvasar durante meses frios.
TIPOS DE ÁRVORES
Teoricamente qualquer árvore, arbusto ou videira que não requerem período de dormência para prosperar é uma possibilidade. Eu experimentei pessoalmente mais de tres dúzias de gêneros cultivando em lugar fechado todo o ano sem levá-los ao ar livre. Fazendo isto, logo percebi que alguns são mais fáceis de manter saudáveis que outros. Geralmente as de desenvolvimento mais fáceis são as mencionadas freqüentemente como material para serem usados dentro de casa em livros de bonsai e revistas.
Algumas espécies favoritas com as quais me senti recompensado foram: formas anãs de buxinho (spp de Buxus); tipos pequeno-copados de cotoneaster (spp de Cotoneaster); figos (spp de Ficus) e especialmente (pumila de Ficus); murta grega (communis de Myrtus), especialmente a forma anã (communis de Myrtus ' Compacta'); (spp de Pyracantha.), especialmente a variedade anã ' Teton '; azaléias (spp de Rhododendron); sweetplums chinês (theezans de Sageretia) e serissas (spp de Serissa), especialmente alguns dos clones de neve-rosa.
Agora, vejamos o quê fazer com as sempre verdes de agulha sob luz fluorescente? Eu ouvi novamente e mais de uma vez que juníperos (spp de Juniperus.) não crescem em lugar fechado por qualquer período mais longo de tempo. Mesmo jurando que meus dois juníperus estão, respectivamente a 19 e 21 anos dentro de casa, pessoas que leram este artigo dizem que isto não é possível. Admito que o crescimento dos juníperos debaixo de luz fluorescente é muito mais lento mas, eles sobrevivem e são saudáveis.
Estou convencido que a maioria das pessoas, tentando ser agradável às suas árvores molham demais os juníperos em lugar fechado. Deixe a terra secar definitivamente entre as regas. Incidentemente, buxinhos, cotoneasters e serissas respondem bem também a este tratamento; a maioria das azaléias também em minha experiência.
Outras sempre-vivas de agulha que ficaram bem em lugar fechado com luz fluorescente são verdadeiros ciprestes (spp de Cupressus.), falsos ciprestes (spp de Chamaecyparis), e surpreendentemente, a pequena pedra preciosa o abeto vermelho de Noruega (abies de Picea ' Pequeno Gem').
Agora, alguns tipos em lugar fechado viveram um período mas foram gradualmente perdendo forma parecendo precisar de um período de dormência, isto deve ser notado aqui também. Elas são anseia (spp de Pinus), maples (spp de Acer), marmelo (spp de Chaenomeles) e spirea (spp de Spiraea).
Eu sugiro que você faz um esforço para adquirir alguns dos tipos de árvores que eu especialmente desfrutei, mas seja aventureiro e também experimente. Quanto mais espécies que você tentar, mais você se divertirá, e no final das contas você terá mais bonsai também. 

OUTROS ASSUNTOS
Com que freqüência replanto meus bonsai em recinto fechado? Eu deixei algumas árvores por seis anos para reenvasar e algumas delas morreram. Minha meta agora é replantar em dois ou, no máximo, ciclo de três anos porque parece melhor para o bonsai.
Lembre-se, físicos nos falam que o oxigênio se difunde 10,000 vezes mais rapidamente por ar que por água! Portanto a areação correta no vaso é uma maneira de preservar sua árvore.
Se você é um novato e leu este longo artigo sem se intimidar, termine este artigo e vá adquirir algumas plantas - mais que algumas - você não terá muito investimento, nem monetário e nem emocional; comece sua própria experiência para descobrir o que manterá seu bonsai vivo. Oh! sim. Se você realmente quiser cultivar bonsai debaixo de luz fluorescente ou de qualquer outro modo, não se renda muito facilmente!


Escrito por: Jack Wikle
Texto original:
http://www.fukubonsai.com/2b2a2a.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário